Amparar as famílias maçônicas com boa vontade, requisito esse que é peça basilar, milenarmente de nossa irmandade, provando que a Maçonaria segue princípios inafastáveis de fraterniadade e beneficência, em prol da humanidade, cumprindo com o que vem pregando a nossa Sublime Ordem no decorrer dos séculos.
O Pecúlio Maçônico do Estado de Goiás (PEMEG), fundado em 5 de março de 1955, é uma entidade civil, sem fins lucrativos. Como mutuária, arrecada e transfere pecúlios aos beneficiários de maçons filiados, cumprindo exclusivamente testamentos, nos termos da legislação aplicada (Código Civil Brasileiro).
É composto por Lojas Maçônicas jurisdicionadas às Grandes Lojas e Grande Oriente dos estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal e demais Lojas pertencentes a outros estados da federação.
Regida por um estatuto aprovado em Assembléia Geral, é uma instituição sólida, administrada por uma Diretoria e um Conselho Fiscal, eleitos bienalmente. Tanto a Diretoria, quanto o Conselho Fiscal não são remunerados, sendo portanto seus integrantes movidos por inalienável dedicação humanitária. Mantém um corpo de funcionários contratados por meio de concurso público, que cumprem rigorosamente todos os efeitos sócio-econômicos determinados pelo Estatuto.
A prova da eficácia do modelo estatutário escolhido por seu fundador e primeiro presidente, Waltrudes Cunha Barbosa, é o número de familias já assistidas, quatro mil setecentos e quarenta e um (4.741) pecúlios foram pagos até o fechamento de agosto de 2024.